Que que esse texto seja um tipo de chave.
Uma chave para como o cinema preto deve ser lido, criticado e produzido. Sem essa chave, receio que estejamos com a liberdade reduzida no olhar, no intelecto e na ação.
Quem identifica mal os problemas, consequentemente usará ferramentas erradas para resolver problemas errados, e proporá ações ineficientes. No Cinema, tudo começa pelo olhar. Kino. “Kino” é “cinematógrafo” no Cinema Soviético, mas também é o nome do pepino africano. Vou trazer pepinos para vocês.
Como já disse no texto anterior, eu tentei todos os caminhos já prontos antes de me tornar autodidata, um constante Outsider e um projeto de polímata. Preciso dizer isso porque quem eu sou tem tudo a ver com o tipo de Cinema que defendo.
O QUE É UM OUTSIDER.
Outsider é mais ou menos o que é a figura do Forasteiro nos filmes de faroeste. Ele é temido porque quando ele chega, quem está no vilarejo imagina que ele pode trazer más intenções para a vila. Ao mesmo tempo, há uma vaga esperança de que o forasteiro tenha força e vontade de querer resolver os velhos problemas já conhecidos ali também. O forasteiro representa uma energia de revolução pelo desconhecido, portanto o medo é um tanto quanto justificado, afinal, todo impacto e toda novidade pode ser tanto pro bem quanto pro mal.
A diferença do Forasteiro para o Outsider, é que o Forasteiro porta verdades e conhecimentos externos que são temidos quando chega em um distrito. Já o Outsider gera o mesmo temor por via oposta: é o indivíduo que sai do distrito portando as verdades perigosas daquele distrito. Gangues costumam caçar seus outsiders para silenciá-los. Quanto mais podres ele tem pra revelar, mais detestado será.“Nem conservador, nem ancap, nem woke”
Sendo nenhum destes, maior é a autonomia de pensamento, mais fértil poderá ser a forma e o conteúdo da arte.
“Hollywood é todas essas e nenhuma dessas ao mesmo tempo. (Conservador, Ancap e Woke) O cinema dito independente costuma ser apenas um destes” O Cinema Conservador é de direita, o Ancap é seria uma direita libertarianista, e o Woke é de esquerda.
Esses termos dizem das intenções políticas de cada arte, mas não dizem das suas qualidades técnicas. Não existe cinema apenas técnico e mais pra frente eu vou provar pra vocês como e porque não existe. Pra já começar a demonstrar isso, posso citar obras que são incrivelmente boas de cada uma dessas vertentes ideológicas, assim como obviamente existirão obras que são apenas desejo da agenda ideológica, com pouca sensibilidade à verossimilhança…algo que obviamente os tornam intrinsecamente ruins.
Excelentes filmes Conservadores: O Poderoso Chefão, A Procura da Felicidade, Homens de Honra, O Rei Leão, O Senhor dos Anéis, James Bond.
Excelentes filmes Ancap: Clube de Compras Dallas, O Lobo de Wall Street, South Park, Um Estado de Liberdade.
Excelentes filmes Woke: Barbie, Azul é a Cor Mais Quente, Handmaid’s Tale, O Gambito da Rainha.
Eu tive o cuidado de trazer filmes cujo enquadramento possa surpreender um pouco. Porque Rei Leão seria conservador? Um Estado de Libertadade denuncia escravidão, não seria isso Cinema Woke?
Ser todas e não ser nenhuma ao mesmo tempo, ou seja, ser Hollywood, significa ter obras de todos esses nichos presentes lá. Faz dinheiro com todos eles. Enquanto isso, Cinema Francês por exemplo tem inclinação a se apresentar mais como Woke, é a predileção por um nicho. Isso é só o começo de tudo que temos pra discutir.
O modelo Outsider de cinema preto, ao não ser nenhuma ideologia, significa ter elementos de todas elas. Reunir o que há de correto e aproveitável de todas as gangues que participou, e ao mesmo tempo, denunciar o que há de errado em todas elas. Nos próximos textos vamos tratar qualitativamente de cada assunto. Pantera Negra por exemplo seria Conservador ou Woke?
Cenas dos próximos capítulos.