A tão aguardada segunda temporada do espetáculo “Pretobrás, e daí?”, em homenagem a Itamar Assumpção, está para encantar o público nas próximas segundas-feiras, dias 22/4 e 29/4, em São Paulo. Idealizado, dirigido e estrelado por Mayara Baptista, o show-peça promete uma experiência única no Teatro Oficina, com a participação especial de Juçara Marçal, Saskia, Jadsa e Iara Rennó, além do elenco e banda da companhia.
Mayara Baptista traz à vida as canções de Itamar Assumpção o aspecto dramático intrínseco à obra do músico. O personagem central, Nego Dito, criado por Assumpção em seu álbum de estreia, ganha vida no palco-rua do Oficina, transportando o público para um mundo de versos intensos e provocativos de Itamar.
Ao falar sobre a adaptação do trabalho para o formato teatral, Mayara destaca a influência do músico em sua própria abordagem como artista. Ela enfatiza a convergência entre a linguagem de Itamar e o ambiente do Teatro Oficina, ressaltando a importância da presença de Denise Assunção, irmã de Itamar, como um elemento fundamental nesse processo.
O repertório cuidadosamente selecionado destaca as características teatrais das músicas de Itamar, explorando recursos como os backing vocals para construir diálogos. Mayara compartilha sua visão sobre a narrativa do espetáculo, buscando contar a história do Nego Dito ao longo do show, com uma seleção de músicas da discografia do artista.
Sobre os desafios enfrentados na produção do espetáculo, Mayara destaca a intensidade para realizar um projeto tão ambicioso em um curto espaço de tempo. Ela destaca a habilidade do elenco em absorver a essência da obra de Itamar e traduzi-la para o palco com maestria.
Ao falar sobre as participações especiais de Juçara Marçal, Saskia, Jadsa e Iara Rennó, Mayara expressa sua admiração pela trajetória e pelo talento desses artistas, cujo trabalho é profundamente inspirado pela obra de Itamar. Ela destaca também a coragem única de Itamar Assumpção de desafiar as normas da indústria musical e afirmar sua identidade como artista independente e revolucionário de sua época.
“Pretobrás, e daí?” promete ser uma celebração ancestral da vida e da obra de Itamar Assumpção, um verdadeiro ícone da música brasileira. Com Mayara Baptista e um elenco de estrelas, este espetáculo é uma homenagem tocante a um artista cujo legado continua a inspirar e impactar gerações.
FICHA TÉCNICA
Direção Artística, atuação e voz: Mayara Baptista
Direção musical, guitarra: Moita Mattos
Bateria e percussão: Nath Calan
Teclado: Rod Jubelini
Sopros e voz: Tetê Purezempla
Baixo: Guina Santos
Atuadores: Cyro Morais, Danielle Rosa, Kelly Campello, Tetê Purezempla, Cafira Zoé, Camila Mota e Lucas Andrade.
Luz: Victoria Pedrosa
Som: Clevinho
Figurino: Akikànjú
Makumba Gráfico: Renato Pascoal, Maitê Arouca e Mayara Baptista
TODAS AS PESSOAS PRETAS PAGAM MEIA
segunda, 22 e 29 de abril
Teatro Oficina
Rua Jaceguai, 520
https://bileto.sympla.com.br/event/83650
A ARTISTA:
Mayara Baptista vem cada vez mais se destacando como figura central na paisagem cultural contemporânea, com uma abordagem interdisciplinar à arte. Nascida e criada na Casa Verde, zona norte de São Paulo, sua jornada artística é moldada pela diversidade e vitalidade de sua origem.
Formada em Artes Cênicas pelo SENAC, Mayara transcende os limites das interseções entre teatro, dança, música e performance.
Como performer, Mayara expande seus horizontes, com presença em galerias de arte e museus, como a Galeria Vermelho e MASP. Sua colaboração com o Terreyro Coreográfico e o músico Negro Leo na “Coreografia COSMOCAPA” exemplifica sua busca por novos territórios criativos.
Nos palcos, Mayara é uma força imparável, atuando na Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona desde 2018 e em peças como “Mutação de Apoteose”, sob a direção de Camila Mota, e “Guará Vermelho”, da Cia do Tijolo.
Além de sua atuação como atriz, Mayara assume a liderança como diretora e cantora em seu trabalho no espetáculo “PRETOBRÁS, E DAÍ?”.
Este é apenas o começo de uma jornada promissória para Mayara Baptista, cujo talento e paixão pela arte inspira e encanta o público.
“Itamar Assumpção é revolução em movimento.
Ele teve coragem de subverter esse rolo compressor que é uma indústria musical. Afirmou diretamente: “Eu não preciso de vocês para existir.” – Mayara Baptista