Natural de Feira de Santana, na Bahia, Matheus Hava está comemorando um marco em sua carreira na moda internacional. Aos 27 anos, ele foi escolhido para protagonizar a nova campanha mundial da Versace, especialmente em apoio à comunidade LGBTQIAPN+: a ‘VERSACE + ELTON JOHN AIDS FOUNDATION FOR PRIDE 2024’.
Descoberto para o mundo da moda em 2021, Matheus tem uma trajetória inspiradora. Desde criança, ele estava com sua mãe vendendo acarajés na sua cidade natal. Aos 17 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde reinventou o negócio familiar, vendendo sacolés e bolos na Zona Norte.
Com o tempo Matheus se destaca no mundo da moda, trabalhando para marcas como Armani, Missoni, Lacoste e Calvin Klein, além de campanhas para a Mercedes-Benz e editoriais em revistas internacionais como Marie Claire Hong Kong, L’Officiel Tailândia, The Perfect Man e Man In Town.
Matheus lembra com orgulho de sua trajetória:
“Era um trabalho puxado, mas que me enche de orgulho. Sempre enfrentei o que fosse preciso para evoluir e construir um o futuro. Começava a produção de acarajés à noite e finalizava pela manhã. Após o almoço, vender. No Rio, trabalhava com pães, bolos e coxinhas, além de aproximadamente 60 sacolés, que eu mesmo produzia”, relembra.
“A rotina era bem intensa. Eu comprava as mercadorias, produzia e ia pra venda. Sempre me empenhei para conquistar melhor. Já fiz curso de barbeiro, dreadmaker, confeiteiro, trabalhei como panfleteiro, atendente de caixa até então empreender no ramo alimentício. Hoje, trabalho como modelo no mercado internacional, e tudo o que fiz me ajudou a chegar até aqui, me tornar quem sou e lutar para conquistar os meus maiores sonhos”, reflete.
Atualmente, Matheus vive na Europa, baseado no Reino Unido. Ele já trabalhou em países como Alemanha, Itália, Áustria, Hungria e Polônia. Paralelamente à moda, ele sonha ingressar na atuação e está se dedicando a um curso de interpretação na “IDSA – Identity School Of Acting”, em Londres.
“Foi uma paixão ao ver um musical pela primeira vez, isso só aconteceu quando eu tinha 25 anos de idade, quando pisei em um teatro pela primeira vez. Não era parte da minha realidade”, relembra. “Eu nunca vou esquecer aquela experiência, foi surreal e inesquecível, naquele dia mais uma chama nasceu dentro de mim, pela dramaturgia”, celebra. Matheus já fez sua estreia na atuação, gravando um curta-metragem sobre Michelangelo, em Viena, que será lançado em breve.
Matheus celebra a representatividade da nova campanha mundial da Versace.
“Foi uma longa jornada de luta contra preconceito, aceitação e entendimento de quem eu sou até conseguir realmente me aceitar como homem gay, mesmo após já ter aberto isso para família e amigos, aos 18 anos de idade. Hoje, poder fazer parte de uma causa tão linda e necessária faz meu coração transbordar. Eu estou extremamente feliz por ter tido essa oportunidade. É a realização de um sonho fazer parte desta campanha, não só pelo fato da Versace ser uma marca para qual sempre sonhei trabalhar, mas pela causa incrível que a campanha carrega, onde parte do lucro das vendas é destinado para a Elton John AIDS Foundation”, finaliza. –Matheus Hava