“Transforme Moda em Liberdade”: Identidade Negra e Innocence Project Brasil se unem em campanha por justiça e igualdade

Siga nas redes: @idnmodas
A marca Identidade Negra, referência em roupas e acessórios com foco na valorização da população negra, acaba de lançar a coleção “Transforme moda em Liberdade”, uma collab potente com a ONG Innocence Project Brasil. Mais do que uma coleção de moda, a ação é um manifesto contra o racismo estrutural e as injustiças do sistema judiciário brasileiro — especialmente as que atingem de forma desproporcional a população negra.
Voltada para o público masculino e feminino, a coleção traz peças exclusivas que combinam estilo, propósito e ativismo. E mais: parte do valor das vendas é revertida diretamente para a ONG, que atua na defesa de pessoas condenadas injustamente e oferece atendimento jurídico gratuito à população em situação de vulnerabilidade.
De acordo com o Anuário de Segurança Pública de 2024, 70% da população carcerária brasileira é composta por pessoas negras — o que representa cerca de 596 mil indivíduos. Entre esses, 1 a cada 4 presos sequer foi julgado. A parceria entre a Identidade Negra e o Innocence Project Brasil surge como um alerta e um convite à ação diante dessa dura realidade.
“Essa collab transforma vidas”
A diretora do Innocence Project Brasil, Dora Cavalcanti, afirma:
“Estamos muito contentes e entusiasmados com essa parceria. A reversão de condenações injustas exige muita dedicação e toda forma de apoio, como a collab com a Identidade Negra, é valiosa, transforma vidas e resgata inocências”.
Para Wagner Cerqueira, fundador da Identidade Negra, a parceria representa a essência da marca:
“Essa collab faz parte do nosso programa Arara Social, que apoia instituições que atuam para fazer do mundo um lugar mais justo. O fato de que grande parte das vítimas desse problema estrutural seja a população negra torna essa ação ainda mais relevante para nós”.
Como apoiar essa causa?

Siga nas redes: @idnmodas
Além de adquirir as peças da coleção — que estão disponíveis no site www.identidadenegra.com.br a partir de R$ 95,00 — a sociedade pode apoiar o trabalho do Innocence Project Brasil de outras formas:
Divulgando a causa e promovendo a conscientização;
Fazendo doações diretas à ONG;
Oferecendo trabalho voluntário ou assistência jurídica pró-bono.
O Innocence Project Brasil enfrenta desafios complexos na reversão de condenações, como o acesso restrito a provas e documentos, além das barreiras legais impostas pelo trânsito em julgado, quando um processo já não pode ser mais contestado judicialmente.
Desde a regulamentação da investigação defensiva pela OAB em 2018, a atuação da defesa tem ganhado mais força na busca por provas que podem mudar o rumo de um caso. Ainda assim, falta investimento e estrutura para que essas ferramentas estejam disponíveis de forma ampla, especialmente para os mais pobres.
Um dos casos emblemáticos conduzidos pela ONG é o de Carlos Edmilson da Silva, que foi condenado injustamente a 137 anos de prisão por uma série de estupros na região metropolitana de São Paulo. Ele foi preso aos 24 anos, em 2012, apenas com base em reconhecimento fotográfico. O DNA coletado nas vítimas nunca foi comparado com o dele no momento da acusação.
Somente anos depois, com a intervenção do Innocence Project Brasil, os exames de DNA foram realizados, comprovando sua inocência e identificando o verdadeiro autor dos crimes. Carlos foi absolvido em maio de 2024 pela 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, após mais de 12 anos encarcerado injustamente.
Este caso evidencia o impacto devastador de erros judiciais e a urgência de fortalecer iniciativas como o Innocence Project Brasil.
Criada em 2020, a Identidade Negra é mais que uma marca de moda: é um movimento de empoderamento e transformação social. Com o programa Arara Social, a marca já realizou collabs com instituições que atuam nas áreas da saúde, infância, inclusão e justiça social.
Sobre o Innocence Project Brasil
Inspirado no modelo norte-americano, o Innocence Project Brasil atua na identificação de erros judiciais, oferece suporte jurídico gratuito e propõe mudanças legislativas que promovam mais segurança e justiça no sistema penal brasileiro.