A Embaixada do Reino dos Países Baixos está promovendo a exibição do documentário “Da Bahia para o Brooklyn, Histórias do Caribe”, de Nina Jurna, em Brasília. O filme aborda o tema do racismo em diversos países.
Nina Jurna, jornalista dos Países Baixos, tem ampla experiência como correspondente internacional, trabalhando em países da América do Sul, como Colômbia, Peru, Chile, Venezuela, Brasil e Suriname. Ela também dirigiu documentários e produziu eventos por meio de sua empresa “Fawaka Creations”.
Atualmente no Rio de Janeiro desde 2011, Nina desenvolve projetos independentes de mídia e produção. Sua série documental “Da Bahia para o Brooklyn, Histórias do Caribe”, em sete episódios, explora as raízes culturais da região, incluindo temas como escravidão e colonialismo.
Dirigido por Martijn Blekendaal, o documentário apresenta relatos da população local, destacando como o passado influencia o presente nessas sociedades caribenhas e latino-americanas. O Embaixador dos Países Baixos, André Driessen, destaca a importância de apoiar iniciativas que promovam a conscientização sobre a história da escravidão e seu impacto na sociedade.
As sessões abertas ao público ocorrerão em 26 de março, às 16:30h, no SESC da 504 sul, e em 27 de março, às 18:30h, no SESC Taguatinga. Após as exibições, Nina Jurna participará de um bate-papo com o público, mediado pela jornalista Priscila Mendes, gerente de telejornais da TV Brasil.
Serviço:
Apresentação do documentário “Da Bahia para o Brooklyn, Histórias do Caribe”
Dia 26 de março: SESC da 504 sul, às 16:30h, exibição do filme e às 17:30 debate com a diretora.
Dia 27 de março: SESC Taguatinga, às 18:30h exibição do filme e às 19:30h debate com a diretora.