Há histórias que transcendem as adversidades e se tornam faróis de esperança e determinação. Com muita gratidão, humildade e felicidade, incluo minha trajetória nesse rol. Sem qualquer soberba, mas tendo ciência da nossa realidade social e dos caminhos que estão nas possibilidades da maioria das pessoas de origem humilde.
Muitos apontam como inspiração a minha jornada de mulher, mulher negra, que emergiu da pobreza para ocupar um lugar proeminente na esfera política como deputada distrital. E essa minha história não é uma trajetória de sucesso individual; é um testemunho de resiliência e perseverança. Nunca foi fácil e é isso que conto hoje a todos que se espelham nessa minha história.
Nascida em meio à escassez de recursos e oportunidades, enfrentei desafios desde tenra idade. As estatísticas sempre previam um destino marcado pela desesperança e limitações. No entanto, com determinação e fé que herdei de minha mãe, Dona Evenita, consegui ir além e as circunstâncias moldaram uma narrativa diferente. Eu escolhi não apenas sobreviver, mas prosperar.
A jornada rumo à transformação pessoal e social começou com a Educação e acredito que, sem ela, jamais estaria aqui. Apesar das limitações impostas pelo ambiente desfavorecido, me agarrei ao conhecimento como uma âncora de esperança. Cada página virada, cada lição aprendida, foi um degrau na escada rumo a um futuro melhor.
Quem me inspirou?
Na minha adolescência, tínhamos poucas mulheres em posições de chefia e poder, poucas mulheres negras em programas televisivos ou em outros espaços de destaque. A inspiração veio dentro de casa, na jornada da minha mãe, com toda sua força e resiliência. Abandonada pelo marido com dois filhos pequenos, eu ainda com três meses de vida, longe da família e sem rede de proteção, ela jamais pensou em desistir, jamais baixou a cabeça para todos os obstáculos que estavam por vir.
Foi nela que sempre me inspirei. Depois, ao longo da vida, novos rostos apareceram e mais pessoas se tornaram espelhos. A caminhada se tornou ainda mais rica em planos de futuro.
Sendo mulher e negra, minha ascensão à posição de deputada não é apenas uma conquista pessoal, mas uma vitória coletiva. Isso eu observo nas ruas do Distrito Federal. Recebo muitos depoimentos nesse sentido e sei o tamanho da minha responsabilidade como representação para uma parcela da população. No Brasil, mulheres e negros são maioria. E me orgulho de ser inspiração para tantos. Ter uma história que é farol de inspiração para mulheres, especialmente mulheres negras.
Ao inspirar, quero dizer que não somos definidos por nossas condições sociais, mas sim pelo potencial que trazemos dentro de nós. Acima de tudo, a verdadeira mudança começa quando nos recusamos a aceitar o status quo e nos comprometemos a moldar um futuro mais justo e igualitário para todos.
Ainda falta muito. Ainda precisamos de mais e mais mulheres negras que se tornem inspiração em posições consideradas de destaque. À medida que celebramos algumas jornadas extraordinárias, somos lembrados que ainda temos uma longa caminhada e que jamais poderemos desistir de sermos espelho.
Desejo que você tenha o poder de moldar o seu próprio destino e inspirar os outros a fazerem o mesmo.