Evidente que a moda é comportamento e que surge da união de várias estéticas, culturas e conceitos diferentes difundidos ao longo do tempo e como consequência desses comportamentos surgem também termos e jargões para definir e localizar o sujeito no tempo, local e espaço que ocupa, mas que podem causar estranheza ou confusão. Neste caso, os termos streetwear e street style, se confundem por soarem similares, porém possuem origem e identidades muito distintas no universo da moda.

Para começar o streetwear, em sua essência é o modo de vestir nascido nas ruas e que se tornou, além de um estilo específico, um fenômeno cultural a partir dos anos 80 e 90. Suas características mais evidentes podem se traduzir em um resumo da identidade musical do hip-hop e do rap, da cultura do skate, com pequenas influencias da cultura grunge e até do surf. Sua estética se traduz em peças de roupas largas (oversized) vindas da necessidade do conforto e liberdade de movimentos para a prática dos esportes, camisetas gráficas e coloridas que remetem às dos times de basquete, bonés, bandanas, toucas, jeans rasgados e tênis skateboarding, entre outros. Para além da estética, o streetwear é a materialização da identidade de um movimento coletivo historicamente difundido e impulsionado pela comunidade negra, popularizado por muitos artistas daquela época até os atuais, desde Tupac e Snoop Dog à A$AP Rocky e Pharrell Wiliams, ente muitos outros.

Já o street style pode ser definido como um fenômeno com conceito mais amplo e que não abarca somente o streetwear, mas também a mescla com os diversos outros tipos de estilos. Falar do street style é falar literalmente sobre como as pessoas estão se vestindo nas ruas, mas especificamente nos momentos em que a moda se põe em evidência, como em premiações e eventos de fashion week ou fashion design, por exemplo. Neste contexto, podemos observar desde looks mais básicos, simples e reservados, como também aqueles mais expressivos, coloridos e criativos. Importante destacar que sempre falamos de street style em um contexto de lugar. Por exemplo: o street style da semana de moda de Milão ou o street style de algum festival, determinando o período e o local onde vamos analisar este fenômeno.

O street style é a tradução visual das tendências que surgem das passarelas e são adaptadas à vida real, por vezes de maneira inovadora e surpreendente, transformando-se em um espelho da diversidade de estilos e da capacidade de reinvenção que as culturas sempre demonstraram, em especial a cultura negra.

É imperativo reconhecer a influencia da cultura negra na formação e evolução tanto do streetwear como do street style. A atitude genuína de artistas que elevam calçados esportivos a símbolos de status, da mesma forma que elementos como tranças, turbantes e padrões vibrantes das comunidades negras enriquecem os diversos estilos globalmente conhecidos e permanecem sendo uma força propulsora e inspiradora para as tendências que definem a moda nas ruas.

Em resumo, trazer à pauta a diferença entre streetwear e street style é reconhecer que ambos constituem plataformas dinâmicas onde a moda se encontra com a realidade social. Nesses contextos, a voz e a estética da comunidade negra ressoam com autenticidade e poder.