Mas, afinal, o que é esse tal de Mocha Mousse que estão dizendo que será a cor do ano de 2025? De onde vem isso? Eu preciso mesmo seguir essa tendência de moda?
Muito prazer, eu sou Carol Montelo, designer de moda e estilista, e vou te ajudar com todas essas dúvidas!
Para começar nossa leitura, vamos falar sobre aquilo que acredito ser a maior dúvida de todas: por que definir uma cor que será utilizada durante o ano?
Essa prática nada mais é do que uma previsão de comportamento de consumo, com base em um estudo complexo e profundo do mercado de produtos e serviços. Esses estudos – hoje em dia muito mais exatos e eficazes – conseguem prever tendências comportamentais dos consumidores. Isso ajuda as empresas e marcas a direcionarem seu marketing de forma a despertar o desejo de compra do consumidor, convertendo-o em aquisição do produto ou serviço. Essa prática acontece em inúmeros setores, mas se destaca de forma muito clara em mercados como moda e beleza.
Mas, afinal, quem define a cor que será usada em cada ano?
A resposta é simples: Pantone.
Pantone é um instituto especializado no estudo e desenvolvimento de cores, criado em 1963, com o objetivo de solucionar problemas de consumo utilizando as cores.
Sabemos que as cores refletem comportamentos e emoções, e isso é um tema já abordado por vários profissionais, como, por exemplo, a socióloga e professora Eva Heller, em seu livro “A Psicologia das Cores: Como as Cores Afetam a Emoção e a Razão”.
Esses estudos sobre as cores começaram realmente há muitos séculos, com o matemático e físico Sir Isaac Newton, a partir de suas observações e experimentos científicos, que inclusive deram origem ao círculo cromático – uma ferramenta comumente utilizada por profissionais da moda.
As cores também já foram tema das reflexões do poeta Goethe, entre muitos outros ao longo do tempo, mostrando que elas influenciam diretamente nossas decisões, inclusive como consumidores.
Mas não vamos nos aprofundar nisso agora! Vamos deixar esse tema para outro momento e voltar às nossas questões atuais.
O Pantone se tornou referência mundial quando o assunto são cores, e todo ano o instituto publica a cor que irá reger o comportamento de consumo. Para o próximo ano de 2025, foi eleita a cor Mocha Mousse, que evidencia a busca por conforto, conexão e harmonia. É um tom de marrom terroso, que reflete a sensação de relaxamento e quietude. Observe que o foco aqui é o comportamento do público, que buscará ações que reflitam essa conexão, harmonia e conforto que a cor eleita traz.
Com isso, temos uma possível resposta para uma de nossas perguntas iniciais: eu preciso mesmo seguir essa tendência?
Precisar, não precisa não! Mas devo alertar que você verá repetidamente essa cor em roupas, acessórios, maquiagens, design de perfumes, artigos de decoração, calçados, móveis, carros de luxo, utensílios domésticos e muito mais.
Ao longo de 2025, você provavelmente adquirirá ou ganhará algum objeto que tenha, pelo menos, um detalhe estampado com essa cor. É como se fosse impossível escapar, porque, lembre-se: a cor é definida com base no comportamento de consumo. Se você consome produtos, o estudo também considerou seus desejos e comportamentos pessoais.
E sobre o seu guarda-roupa ou estilo pessoal?
Não se preocupe se estiver pensando que a cor Mocha Mousse não combina com seu tom de pele ou se ela não está presente na sua cartela de cores pessoais. E também não precisa sair comprando descontroladamente algum item nessa cor só para seguir tendência! Você pode – e deve – exercitar sua criatividade, fazendo combinações com outros tons de marrom ou até com outras cores. Com certeza, você já tem em seu armário uma bolsa ou calçado em tons marrons.
Saiba que o Mocha Mousse é um tom mais claro de marrom, como se ele tivesse sido diluído no branco, com algumas nuances rosadas. Ele é uma cor fria, mas continua sendo marrom em sua base. Utilizando o círculo cromático, você pode fazer combinações análogas com tons terracota, alaranjados e mostarda. Se quiser ousar mais um pouco, faça combinações complementares – que são as cores opostas ao marrom no círculo cromático – com tons azuis, verdes e roxos. O básico sempre funciona, então você pode combinar com branco, preto e tons mais escuros do próprio marrom, construindo assim um look color block ou monocromático.
Especialmente para a pele negra, tons de marrom reverberam de forma belíssima, destacando suas profundidades. O Mocha Mousse, por ser um tom claro, cria um contraste marcante com a pele negra retinta, destacando o brilho único que só o retinto tem!
Para além de seguir tendências, você deve se divertir ao montar seus looks e não se prender a regras. Assim, você exercita sua criatividade e descobre novas combinações para o seu estilo.
Lembre-se: nós, negros, temos o costume de romper regras e ousar sempre, então vamos manter esse hábito, por favor! A moda existe para expressar sua personalidade, e se você não gostar de Mocha Mousse, está tudo bem! Mas, aviso: vou te olhar torto se disser que essa cor é feia!