Com direção de Luiz Antonio Pilar e elenco estelar, a peça, que estreou no Dia da Consciência Negra, mistura biografia, música e denúncia social.
O espetáculo Os Irmãos Timótheo da Costa resgata, em formato de musical, a trajetória dos pintores negros João e Arthur Timótheo da Costa, figuras brilhantes da arte brasileira do início do século XX, cujas histórias foram apagadas pelo racismo estrutural. Misturando realidade e ficção, a peça acompanha Irene, uma pesquisadora contemporânea que investiga a vida dos irmãos, revelando os desafios enfrentados por artistas pretos na Belle Époque carioca e os impactos do racismo na saúde mental.

Com direção de Luiz Antonio Pilar e trilha sonora baseada na obra do maestro Henrique Alves de Mesquita, avô dos artistas, o espetáculo é uma poderosa celebração da memória, da resistência e do legado da cultura preta nacional.



Atualmente está em cartaz no CCBB Brasília de quinta a domingo , até 7 de dezembro de 2025. O elenco é composto por Jeniffer Dias, Lucas da Purificação, Luciano Quirino, Pablo Áscoli e Sérgio Kauffmann.
